RSS Feed

Resenha de História - Getúlio Vargas (9°s)

Posted by Parcos Maulo Marcadores:

Resenha por tópicos capítulos 1, 2 e 3 da unidade 5 – História (Projeto Araribá) 9°
A ERA VARGAS
·        Como o Brasil enfrentou a Crise de 1929 e o período da Segunda Guerra Mundial?
Fim da política do café-com-leite: os paulistas quebram a tradição política de alternar na presidência representantes ora do Estado de São Paulo, ora do Estado de Minas Gerais.
è Em 1929, ano da crise, o então presidente Washington Luís (paulista) lançou a candidatura de Júlio Prestes (paulista) para as eleições presidenciais de 1930.
è Crise de 1920 => Os EUA não mais importavam nosso café.
è Os mineiros e gaúchos se unem contra os paulistas e formam a Aliança Liberal  
è A Aliança Liberal lança a candidatura de Getúlio Vargas (gaúcho) e João Pessoa (paraibano) = propostas progressistas.

Ø  Júlio Prestes vence as eleições (voto de cabresto).
João Pessoa é assassinado = Getúlio aproveita a situação e inicia a Revolução de 1930.
Ø  Getúlio angaria apoio junto às oposições dos Estados e força Washington Luís a renunciar. Getúlio, com apoio dos militares e das oligarquias estaduais, torna-se novo presidente = Governo Provisório (1930-1934) = Nomeação de interventores.
è Revolta dos paulistas => 1932 – Revolução Constitucionalista: os paulistas queriam um interventor paulista, novas eleições e uma nova Constituição.
Paulistas derrotados => Getúlio Vargas é pressionado: uma nova Constituição é cobrada pelas elites de vários Estados.
v Constituição de 1934 = Voto secreto; voto feminino; legislação trabalhista (Getúlio como o “pai dos pobres”); organização sindical (domesticação dos movimentos operários); educação (primário gratuito e obrigatório).
Por voto indireto => Getúlio é eleito presidente até 1938.
Formação de dois grupos políticos distintos:
è Integralistas (Ação Integralista Brasileira – AIB): contrários ao comunismo, não acreditavam que a democracia seria capaz de tirar o Brasil de crise. (Getúlio era simpático aos integralistas)
è “Socialistas” (Aliança Nacional Libertadora – ANL): com tendência nacionalista, propunha a nacionalização de empresas estrangeiras e defendia a reforma agrária e um governo popular. (dirigente= Luís Carlos Prestes)
1935 – fechamento da ANL (tornando-a ilegal) => novembro de 1935: Intentona Comunista organizada com o objetivo de instaurar um novo governo. O movimento foi rapidamente controlado pelo governo de Vargas => decreta estado de sítio, censura dos meios de comunicação e perseguição política (o Brasil precisava combater o “inimigo comunista”).
1937 – campanha eleitoral para as eleições de 1938 já havia começado. Getúlio, com o apoio dos militares, preparava um golpe para permanecer no poder.
è Plano Cohen: suposto plano comunista (elaborado por integralistas) para tomar o poder. Vargas e os militares se aproveitam do Plano Cohen e, em novembro de 1937, fecham o Congresso Nacional. Getúlio Vargas anuncia a instituição do Estado Novo, uma ditadura que duraria de 1937 até 1945.
è Partidos políticos fechados; nomeação de interventores para os Estados; fim dos direitos democráticos.
Crescimento da economia brasileira:
è aproximação estratégica dos EUA ao Brasil (Política de boa vizinhança – “Zé Carioca” e Carmen Miranda): assinatura de acordos comerciais entre Brasil e EUA.
è Segunda Guerra Mundial: substituição das importações (produz-se dentro do país aquilo que antes se importava de outros países).
Estatização da Economia: para industrializar-se em larga escala, um país precisa de certas indústrias de base anteriormente construídas (petróleo, energia, minérios, aço). Como os setores privados não detinham capacidade de iniciar a construção dessas indústrias de base, Getúlio criou importantes companhias estatais (indústrias gerenciadas pelo Estado): Cia Vale do Rio Doce, Hidrelétrica do São Francisco, Cia Siderúrgica Nacional.
§  A aceleração do processo industrial => aumento da classe de operários trabalhando nas indústrias => péssimas condições de trabalho => revoltas, greves, manifestações, “revolução”: para barrar a cadeia de eventos e evitar que a classe trabalhadora organizasse-se no Brasil a ponto de poder revoltar-se e impor seus próprios interesses, Getúlio, durante o Estado Novo, preocupou-se em disciplinar o movimento sindical e regulamentar as condições de trabalho (sindicatos fiscalizados pelo governo; Justiça do Trabalho; imposto sindical; salário mínimo; jornada de trabalho diária de 8 horas, etc.).
ü  Segunda Guerra Mundial: Brasil alinhado com os EUA (ganhamos empréstimos para construir a Companhia Siderúrgica Nacional, enviamos a Força Expedicionária Brasileira para a Itália e criamos o forró!) => Vitória dos Aliados.
Situação de Vargas torna-se insustentável: ditadura brasileira questionada (campo externo e interno): Renúncia de Vargas em 1945.

0 comentários: