RSS Feed

Galeria "MATANDO O ARQUIDUQUE"

Posted by Parcos Maulo Marcadores: ,

Abrimos nossa galeria sobre o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria-Hungria (atentado de Sarajevo em 1914 que iniciou a Primeira Guerra) com um desenho de Eduardo A. de O. (9° A). Um desenho caprichado e bem colorido. Só não digo que é um desenho bem vivo porque seria muito triste, afinal, é o desenho da morte de alguém, ora bolas! Observem a cara de desgosto do Francisco e da esposa dele. Essas caras de "Ai! Morri..." e de "Ai! Ele morreu..." são muito boas. Outra figura que chama atenção na obra de Eduardo A. é o guardinha de verde logo em primeiro plano. Observem a total confusão que a situação lançou a figura: o corpo vergado; as mãos soltas, perdidas em braços molengas; o pescoço tenso... Cara! Convence. Eu vejo um guarda-costas completamente desmoralizado, derrotado. Ele simplesmente não sabe se corre, atira no maluco de chapéu preto ou compra uma pamonha. O motorista não fica para trás. Percebam a cara que ele faz, não se parece com aquele seu amigo depois de um susto bem dado? Com toda a certeza ele foi pego desprevenido! Talvez tenha até mesmo feito uma sujeira lá nas partes baixas... Vai saber!


O próximo desenho de nossa galeria "Matando o Arquiduque" foi feito por Laudivino (9° B). É uma versão alternativa do atentado de Sarajevo, algo do tipo "E se o arquiduque pudesse voar...". Imagino que, ao perceber a aproximação do cara armado com sangue nos olhos (aquele que iria matá-lo), Francisco Ferdinado usa suas capacidades anti-gravitacionais para escapar do assassino. Ele bate as asas (ou braços) e tenta desaparecer no ar. Mas, como podemos perceber, segundo nosso caro aventureiro Laudivino, nem voando o arquiduque escapa da morte!! Ótima versão.



Já no desenho do Marcos (9° B), podemos ver "El Bigodon" em ação, o terrível terrorista aterrorizante que matou o Ferdinando. O camarada Marcos representa o exato momento em que a arma dispara o projétil sedento de sangue que abre uma loca do peito do arquiduque. Observem na blusa rosa de Ferdinando o buraco que restou no lugar do coração! E o mais impressionante, o arquiduque permanece de pé! Esse cara devia ser macho mesmo, leva um tiro do canhão portátil do assassino e mesmo assim posa para a foto! Boa, Marcos!



Henrique (9° A) criou, também, sua versão do atentado em Sarajevo. Um desenho simples, mas que vai direto ao ponto: um arquiduque sendo baleado. O que ninguém contava era com a alegria que as figuras apresentam no momento do ataque. Oservem, estão os dois, Ferdinando e o sérvio totalmente felizes. 


Silvia L. (9° A) produziu um desenho memorável sobre o atentado. Muito caprichado, bem colorido e cheio de emoção. Além disso, o desenho está guarnecido de um texto explicativo de alta qualidade. Um ótimo trabalho, Silvia. Um detalhe que gostaria de comentar é a expressão nos olhos dos personagens, o medo está estampado. Gostei muito da sensibilidade introduzida no desenho, mesmo sendo uma representação de um atentado terrorista. 


Mais uma improvável imagem do atentado de Sarajevo foi produzida por Alexandre (9°A). Essa é mais uma das versões alternativas do assassinato do arquiduque. Se passa num mundo no qual as pessoas são galinhas e, imagino, os países grandes galinheiros! Confiram o fruto da imaginação do Alexandre:


=D

4 comentários:

  1. Camila Nunes

    Fessor ameei o site, achei muito interessante essa produção além de ser uma idéia incrível qe pode despertar muito o interesse de nós alunos.
    Parabéns!
    *--*

  1. Parcos Maulo

    Maravilha, Camila! Fico feliz por vc ter gostado. Mantê-lo tem me dado um trabalhão, mas vale cada hora de sono perdida, se vale! Os trabalhos estão cada vez melhores e a galera, em peso, tá interessada em publicar. Passa o link do nosso blog adiante, para que mais pessoas possam prestigiar o trabalho. Logo estarão aqui também os trabalhos dos oitavos e sextos anos. Quero ver os seus textos enriquecendo nossa Cordilheira também!! Se vc tiver qualquer dúvida na feitura de seus projetos, pode entrar em contato comigo pelo e-mail, responderei o mais rápido que puder, ok?
    Abraço

  1. fufu

    tio eu adorei o site, pelo menos agora nos podemos dar essa ideia de aprender brincando para outras pessoas.....

  1. Unknown

    PO MARCOS ESQUECEU DE NOS DO 8C NE MAS O BLOG TA MUITO IRADO FLOW!!!!!!