RSS Feed

Uma história de família

Posted by Parcos Maulo Marcadores:

A bisavó de Suzany L. (9° C) deixou para seus descendentes uma história de luta e superação. Deixou também, como veremos, muitas perguntas sobre a condição humana que povoam o texto de Suzany. Um belo testemunho da Guerra que não provém das trincheiras. Acompanhem: 

A história que eu vou contar para vocês foi escrita pela minha bisavó que na época tinha 14 anos. Ela viveu durante a 1ª Guerra Mundial. Essa história em partes. 

     Hoje, acordo não sei como... Por um milagre. Ontem vivi horrores, vi meus colegas de classe morrerem bem na minha frente quando eu estava indo embora da escola. 
   Essa foto que eu tirei (foto perdida), para mostrar a vocês como ficou o estado dos corpos. Todos quebrados, sem braço, sem pernas, sem membros. A escola, como vocês podem ver, foi completamente destruída por um canhão que atingia uma velocidade enorme.
     Também vi meu pai indo embora ontem para a Guerra. Dei meu último adeus, um abraço bem forte nele. Eu tinha a certeza que ele nunca mais iria voltar, nunca mais ia ouvir ele me desejando uma boa noite e me dando um beijo para para dormir. 
     Fiquei muito triste ontem, pois já tinha visto meus colegas morrerem e ainda meu pai indo embora. Bom, ainda me resta uma esperança. Hoje eu e minhas irmãs vamos tentar ir embora desse país onde só vimos guerra. Falo eu e minhas irmãs porque minha mãe morreu quando eu nasci, meu pai foi quem me criou. Ele e minhas irmãs que são 4. Eu sou a mais nova, tenho 14 anos.

Essa foi a primeira parte da história. A segunda ela escreveu depois de muitas tentativas de sair do país. Depois de perder 2 irmãs na guerra.

     Acabei de sair desse país. Por onde andei tirei muitas fotos. A que mais me marcou foi essa:
(foto perdida)
     Enfim, o que importa é que consegui sair desse país. Estamos agora, eu e minhas irmãs, na Espanha. Vamos ver se conseguimos uma vida melhor. 
     Estou trabalhando com minhas duas irmãs em uma loja de vestidos. Os vestidos são bem diferentes do que os de antes. Lembro que as mulheres usavam chapéus, vários penteados. Hoje elas estão mais modernas, usam vestidos mais decotados, sem chapéus, com braços e ombros de fora. Muito lindos. 
     Mas esta vida que estou levando com certeza vai acabar logo, pois muitos soldados estão se escondendo aqui na Espanha. Vi mais uma vez pessoas morrerem. Inclusive uma das minhas irmãs. Ela se matou porque não aguentava mais tanta guerra. 
     Mas não posso ficar triste hoje porque vou me casar e vou morar em uma casa que é da família de meu noivo. Minha irmã irá morar conosco. 

Depois desse dia ela nunca mais escreveu nada de sua história. Sabemos só que sua irmã morreu de gripe espanhola  e ela morreu depois de sua segunda filha nascer. Hoje, passados tantos anos, as únicas coisas que ficam são as perguntas: por que os homens fazem guerra? Por que matam pessoas que nunca viram antes? Por que aceitam ir para o campo de batalha sendo que não têm a certeza de voltar? Que tipos de heróis e glória é essa que fazem com que muitas crianças fiquem órfãs, tantos pais percam filhos queridos e tantas mulheres fiquem viúvas?
Perguntas...

2 comentários:

  1. Anônimo

    Em um comentario geral,impressiona-me a vivacidade de cada trabalho exposto até parece que fizeram uma viagem ao tunel do tempo,não me canso de admirar esse blog.PARABÈNS pelo desenho sobre o assassinato do arquiduque.

  1. N.Rodrigues

    Nossa suzany e textos massaa ! Os alunos do carmo estão se superando cada vez maais ;P
    Olhaa carmo ae ...