RSS Feed

Girard Monford

Posted by Parcos Maulo Marcadores:

Utilizando-se de passagens reais, escritas por soldados, Lucas J. A. (9° C) dá vida a um interessante combatente da Primeira Guerra Mundial. 



Sou mais um soldado na Primeira Guerra Mundial 

     Eu sou Girard Monford, um soldado. Eu e outros soldados estamos em uma trincheira há cinco dias. Tenho que sair, o odor fétido nos penetrou garganta adentro quando chegamos nessa nova trincheira. Chove muito e nos protegemos com o que tem de lona e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos espantados que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali havia.
     Pela manhã, quando ainda está escuro, há um momento de emoção sob as lâmpadas que alumiam este túmulo. Toda gente grita e bate nos ratos. Descarregam-se, assim, a raiva e o desespero acumulados durante numerosas horas. As caras estão crispadas, os braços ferem, os animais dão gritos penetrantes e temos dificuldade em parar, pois estávamos prestes a assaltar-nos. Perdemos todo o sentimento de solidariedade. Mal nos reconhecemos quando a nossa imagem de outrora cai debaixo do nosso olhar de fera perseguida. Somos mortos insensíveis que, por um estratagema e um encantamento perigoso, podemos ainda correr e matar. 
     Viver nas trincheiras é adiar a morte! A morte chegará pelo fogo inimigo, pelos gases tóxicos que asfixiam ou afogam ou pelas doenças que, de repente, se contrairão neste inferno de lama! Ninguém vai conseguir sobreviver. Só se houver um milagre, um grande milagre...                                                  
                                                                                                                              Baaam! Bam!
     O que aconteceu? Está ficando tudo escuro, acho que estou... 


As passagens utilizadas como inspiração por Lucas J. podem ser encontradas em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/primeira_guerra2.htm



1 comentários:

  1. Unknown

    muiiiiiiito loco velho gostei!!!