RSS Feed

Egito e Mesopotâmia em desenhos! Galeria do Crescente Fértil

Posted by Parcos Maulo Marcadores:

A galerinha dos sextos anos (B e C) está fazendo história, como? Desenhando os fatos que estudam. E como desenham bem! Alguns dos pequenos aventureiros preferiram escrever textos sobre as matérias. Os textos serão postados em outro lugar. Lhes entrego a Galeria do Crescente Fértil:

Para início de conversa, dêem uma olhada na história em quadrinhos criada por Paulo V. (6° C). Simplesmente genial! (cliquem na imagem para ampliar)


Outro desenhista do 6° C é o nosso conhecido Henrique. O próximo desenho é de sua autoria. Apesar de não ser um desenho sobre o Egito antigo ou a Mesopotâmia, achei que seria muito legal expor a arte henriquesca aqui também. O desenho é sobre o período Cretáceo, terceiro e último período da época dos dinossauros (está compreendido entre 145 milhões e 500 mil e 65 milhões e 500 mil anos atrás). 


O Phillipe (6° B) criou um desenho memorável sobre o Egito antigo. É a máscara mortuária do Faraó Tutancâmon. Um desenho muito vivo, boa Phillipe!


O João Victor do 6° B também trouxe sua contribuição aos estudos históricos por meio do desenho. Ele recriou o busto da rainha Nefertiti, do Egito. É o mesmo desenho na capa do livro de história, mas, claro, muito mais bonito depois que foi trabalhado pelo João, não acham? Eu acho! hehehe




A Júlia do 6° B usou cores bem vivas para pintar um zigurate da Mesopotâmia. Diferente das pirâmides, o zigurate não era um túmulo para os antigos reis, mas, sim, um centro de adoração aos deuses e observatório astronômico. O desenho da Júlia ficou muito legal! Parabéns.


Uma visão panorâmica do Egito nos foi fornecida pela Vitória (6° B). Ela juntou no mesmo desenho o Nilo, as margens férteis, uma rainha sendo carregada pelos servos e, lá no fundo, as famosas pirâmides. Um desenho muito caprichado. E fica ainda melhor porque ela acrescentou um ótimo texto explicativo ao desenho. Boa, Vitória! (Vale lembrar que as relações de escravidão no Egito antigo não eram estipuladas em termos "raciais", de cor. Os escravos eram, em sua maioria, os povos vencidos na guerra que podiam ser brancos, pardos ou negros. Já a nobreza egípcia era majoritariamente constituída por negros)  



O Tiago (6° B) também fez um desenho caprichado sobre o Egito. Um desenho bem rico em detalhes. Apresenta as pirâmides, o rio Nilo, a máscara mortuária de Tutancâmon, uma embarcação típica da época e até mesmo um mapinha do nordeste da África indicando onde fica o Nilo. Um ótimo trabalho, bem colorido. Tem até uns carinhas escalando uma pirâmide. Seriam os homens-aranha da antiguidade!? Parabéns, Tiago!



Os dois desenhos seguintes são de autoria do Paulo Júnior (6°C). Ele escolheu diversos temas egípcios para pintar! Em seus desenhos aparecem deuses, faraós, pirãmides, o Nilo, múmias e fantasmas! Ele aproveitou para inserir legendas explicativas entre os desenhos. Algumas delas falam das técnicas de construção no antigo Egito, outras falam da organização política em Cidades-Estado dos Reinos do Alto e Baixo Egito. Desenhos geniais. Gostei muito, parabéns!



A Sarah do 6° B retratou os camponeses trabalhando na colheita de alimentos às margens do rio Nilo. A pirâmide lá no fundo tem a ponta de cor diferente porque ela era folheada com lâminas de ouro. A cor da pirâmide também era diferente do que conhecemos hoje em dia, ela era pintada de branco (cal). O passar do tempo e a sanha dos ladrões contribuíram para deixar esses monumentos desgastados, só a capa do Batman! Se não acreditam, basta dar uma olhada numa foto atual das pirâmides. 






Aos pequenos artistas que ainda não tiveram a obra exposta aqui, acalmem-se! Não precisam destruir o professor Parcos (não mais do que o habitual). Logo estarei postando os demais desenhos, ok?

4 comentários:

  1. Profª Karla

    Que trabalho genial, querido primo!

    Estou encantada com a habilidade de seus alunos!

    Como professora de História, venho desenvolvendo um projeto também de criação de um blog com os meus alunos do 6º ano.
    Agora que vi o seu, me empolguei ainda mais com o meu projeto.
    Vou mostrar aos meus alunos e tenho certeza que eles vão amar!
    Também tenho bons desenhistas na turma!

    Ah... quero ver a continuação da história do faraó do Egito! To curiosa!

    PARABÉNS A TODOS VOCÊS!

    Saudações históricas.
    Abraços a todos!

  1. Parcos Maulo

    Valeu, histórica prima! Os mulekes merecem todo o crédito. Eu sou um mero mediador... hehehe!

    Mostra sim para os seus alunos e fala para eles comentarem. São ideias legais que valem ser passadas adiante, né?
    Estou ansioso para poder comentar no blog dos seus pequenos também!

    Saudações históricas. Seu,
    Parcos Maulo

  1. Teen dream

    Boa noite professor Parcos,
    Estou encantada com seu trabalho, é isso ai precisamos de educadores assim, que possibilitam aos educandos adquirir conhecimento de maneira lúdica, buscando e descobrindo talentos que muitas vezes passam despercebidos.
    Continue assim!!!!
    Também sou profesora e vc é um exemplo para aqueles que querem fazer a diferênça.
    Um abraço!!!!!!!!!!
    26 de maio de 2010
    Leyde

  1. Geralda Moreira

    Oi Marcos, que belo trabalho...... com pessoas como você a educação pode ser diferente!!!!
    Abraços
    Geralda